Sicoob Credilivre realiza ação de Educação Financeira e Cooperativismo | Sicoob Credilivre - Cooperativa de Crédito

Notícias

Sicoob Credilivre realiza ação de Educação Financeira e Cooperativismo

Leia Também

A Escola Cantinho dos Sonhos recebeu a equipe do Sicoob Credilivre para uma ação de Educação Financeira realizada com os alunos do Ensino Fundamental

Dando continuidade às ações de responsabilidade social e buscando atender ao 5º princípio do Cooperativismo (Educação, Formação e Informação), bem como ao 7º princípio (Interesse pela Comunidade), a Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Zona da Mata de Minas - Sicoob Credilivre realizou na tarde do dia 15 de maio uma ação pedagógica para cerca de 100 alunos do ensino fundamental da Escola Cantinho dos Sonhos. O projeto é fruto de uma parceria entre a cooperativa e a equipe pedagógica da instituição de ensino com o objetivo de apresentar e disseminar, ao público infanto-juvenil, os conhecimentos da educação cooperativista e financeira, de forma que contribua para uma geração de adultos mais conscientes com suas finanças.

A atividade foi ministrada pelo funcionário Clésio, que utilizou uma linguagem lúdica, fez a apresentação de um filme onde mostra que cooperar e poupar também é coisa de criança, buscando facilitar a compreensão do uso consciente do dinheiro, além do incentivo ao hábito de poupar.

Foi destacado também as diferenças existentes entre bancos e cooperativas e a importância de fazer investimentos nas cooperativas. Ao final da apresentação tivemos a presença do presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credilivre, sr. Sebastião de Lourdes Lopes, que agradeceu aos responsáveis pela instituição de ensino a oportunidade de divulgar o cooperativismo. Foram sorteadas entre os participantes, duas cadernetas de poupança de R$ 100,00 cada. Os alunos foram divididos em duas turmas sendo uma com idade entre 6 a 8 anos e a outra de 9 a 12 anos. O prêmio serviu de incentivo ao hábito de poupar para assim realizar os sonhos.

Para o sr. Sebastião de Lourdes, essa iniciativa deve ser implementada desde o início da vida infantil para proporcionar a consciência de todo o grupo familiar. “A ideia desse projeto é investir exatamente no futuro dessas pessoas que poderão vir a ser dirigentes de cooperativas, dirigentes do município ou da nação. Estas crianças, com certeza, vão disseminar os conceitos aprendidos hoje e ensinar também a outras crianças. Acredito que estamos plantando raízes, sementes seguras de sustentabilidade e continuidade”, disse Sebastião.

A ação ultrapassou as expectativas da cooperativa, pois possibilitou maior interação dos alunos.  “As crianças receberam o nosso grupo com muito entusiasmo, participaram calorosamente e aguardaram ansiosamente o sorteio das cadernetas de poupança. Foi um momento de grande euforia e integração. O Sicoob hoje plantou a sementinha do cooperativismo reportando os seus princípios, para colher no futuro, associados conscientes do seu papel na sociedade”, afirmou Clésio.

educacao-financeira-e-cooperativismo